Logo-Instituto-Costa-Souza

Fisioterapia pélvica

O que é a fisioterapia pélvica?

A fisioterapia pélvica é uma área da fisioterapia especializada na avaliação e tratamento dos músculos do assoalho pélvico. Tais músculos cobrem toda a parte inferior da pelve, como uma tigela, e apoiam os órgãos pélvicos, incluindo a bexiga, o útero e o intestino.

Além do suporte desses órgãos, o assoalho pélvico também participa da micção e da defecação, da continência da urina e fezes, da função sexual, do parto e da resistência ao aumento da pressão intraabdominal.

A fisioterapia pélvica atua em qualquer queixa relacionada a essas funções fisiológicas.

 
Por que posso precisar da fisioterapia pélvica?

Através dessa especialidade, o fisioterapeuta pode prevenir e tratar condições que envolvam o assoalho pélvico, como disfunções causadas pelo tensionamento dos músculos ou seu enfraquecimento.

Sinais como incontinência urinária ou fecal, constipação, evacuações dolorosas, esforço ao evacuar, prolapso de órgãos, infecção urinária de repetição, ou disfunção sexual (dor à penetração, incapacidade de penetração vaginal, ereções dolorosas, ejaculação precoce etc.) demonstram a necessidade de uma avaliação com um fisioterapeuta pélvico.

 

Principais disfunções tratadas pela Fisioterapia Pélvica:

Quando a musculatura do assoalho pélvico enfraquece podem ocorrer os prolapsos genitais (órgãos pélvicos se deslocam do seu posicionamento correto, ex: “bexiga caída”), a falta de controle da urina, flatus e fezes e a diminuição do prazer sexual. Do contrário, quando a musculatura do assoalho pélvico se encontra tensionada, pode ocorrer dificuldade na micção, na evacuação e dores na relação sexual ou dores na região da pelve.

Agende sua consulta!

Cuidar da sua saúde é um ato de amor próprio. Tenha este hábito na sua vida!