Logo-Instituto-Costa-Souza

Dormir pode ajudar a emagrecer?

Últimos posts

Durante o sono, o nosso organismo continua consumindo energia e queimando calorias. Por isso e outros motivos, dormir não engorda. Pelo contrário, qualidade de sono é fundamental para o emagrecimento e também para o crescimento muscular (hipertrofia).

Dormir pouco pode afetar o apetite, o humor, a disposição para praticar exercícios físicos, desencadeando muitos outros problemas para a saúde, que vão além do peso. Estudos comprovaram que, tendo dormido mal, nos tornamos mais vulneráveis e sem controle da própria alimentação.

Dormir também ajuda a emagrecer, pelo fato de ser, durante esse processo que o nosso organismo libera os hormônios leptina e grelina (liberados durante o sono). Eles são fundamentais para que o corpo se mantenha equilibrado.

A principal função da leptina é promover uma menor ingestão alimentar, enviando mensagens ao cérebro de que a armazenagem de energia, em forma de gordura, já é o suficiente para a pessoa se manter, além de acelerar o metabolismo de gorduras e de glicose.

A grelina, por outro lado, é conhecida por ser o hormônio da fome, pois estimula o apetite. É produzida no estômago, hipotálamo e células do pâncreas, sendo secretada, normalmente, quando estamos de estômago vazio.

Dessa forma, uma boa noite de sono irá contribuir para que esses dois hormônios sejam liberados de forma equilibrada, facilitando o emagrecimento ou a manutenção do peso ideal.

Curtiu? Compartilhe com seus amigos
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram