Logo-Instituto-Costa-Souza

O consumo excessivo de sal é prejudicial à saúde!

Últimos posts

O sódio é um mineral encontrado no sal de cozinha e em diversos alimentos, dos quais ele já faz parte da composição natural. Grande parte do que consumimos é adicionada durante o consumo, fabricação ou preparo dos alimentos, na forma de sal ou de outros aditivos químicos. Sua função é manter o equilíbrio osmótico (que ocorre entre dois meios normalmente separados por uma membrana semipermeável) e regular o volume de fluidos corporais, como o sangue, além de atuar diretamente no funcionamento de músculos e nervos.

Mas, como tudo que é bom, se ingerido em excesso pode causar riscos graves para a saúde, sendo um dos maiores agentes de risco para o surgimento de hipertensão arterial e várias doenças cardiovasculares. O Ministério da Saúde já alertou a população sobre os riscos do consumo excessivo de sal e propôs diversas ações para combater o avanço da obesidade no país, um dos males decorrentes desse mau hábito.

Para começar a pegar leve no sal, é bom ter ideia dos problemas que ele pode trazer para a sua saúde, então listamos alguns deles aqui para você.

Hipertensão

Sódio em excesso aumenta a capacidade sanguínea de sugar líquidos dos tecidos para o sangue. Para preservar o equilíbrio e normatizar a falta de água nas células, o corpo aumenta a pressão arterial para irrigar os tecidos. Controlar o consumo já ajuda, mas após muito tempo, algumas lesões podem se tornar irreversíveis.

Osteoporose

sal em demasia pode gerar desgaste nos ossos e causar a doença. Ele causa maior excreção de cálcio pela urina, além de dificultar sua absorção pelo corpo, que é imprescindível para manter os ossos saudáveis.

Pedra nos rins

A ausência de cálcio no organismo não é maléfica apenas para os ossos. Os órgãos tem limite para filtragem e excreção de substâncias no nosso corpo. Quando uma quantidade descomedida de sal é acumulada, eles não conseguem filtrá-lo e eliminá-lo, resultando na formação de pedras nos rins. Metade das causas desse problema está relacionado ao consumo indevido de sal.

Você que gosta de pegar pesado no sal: já reparou como se sente “inchado” em alguns dias? Isso acontece porque seus rins não filtram e nem liberam os fluidos, devido a alta quantidade de sódio; a água, então, vai para outros ambientes com baixa salinidade a fim de equilibrar os níveis do mineral no corpo, acarretando em retenção e consequentemente, aumento de peso.

Lembrando que o sal pode ser substituído por outros temperos, mais saudáveis e que também darão sabor à comida.

Curtiu? Compartilhe com seus amigos
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram